sábado, 26 de julho de 2014

UM HERÓI TRATADO COMO VILÃO


     No Brasil, existe apenas um complexo de usinas nucleares, a central nuclear Almirante Alvaro, que é composta pelas usinas Angra I e Angra-2. Localizadas na praia de Itaorna, em Angra dos Reis, as usinas possuem capacidade de produzir juntas 2000 MW (mega-watts), e, por isso, funcionam como opção para aumentar a disponibilidade de energia elétrica à população.
        A energia provinda das usinas nucleares é obtida através da reação nuclear que ocorre quando um nêutron colide com o átomo de um elemento e é, por este, absorvido. A partir da “fissão nuclear” dos combustíveis Urânio e Plutônio há produção de calor que é empregado a um ciclo termodinâmico convencional para mover o alternador, produzindo energia elétrica. (Figura 1)
       Na implantação de uma usina nuclear, os gastos são elevados e os materiais radioativos devem ser descartados em lugares isolados e protegidos dentro de cápsulas de concreto, para que não ocorra contaminação do solo, dos alimentos e dos seres vivos. Além disso, devem ser considerados os possíveis riscos de acidentes de vazamentos dos combustíveis radioativos. Sendo estas, as principais desvantagens da utilização de energia nuclear.
      Tendo em vista que o Brasil apresenta um grande potencial no consumo de energia, devido ao seu poderio econômico, o investimento em usinas nucleares é uma forma alternativa que apresenta menores impactos ambientais em comparação às usinas hidrelétricas e termoelétricas. Não apenas a disponibilidade de combustíveis é alta, como também, os materiais radioativos não contribuem para o efeito estufa e não dependem de fatores climáticos para seu funcionamento.



Mesmo com todos os benefícios, a energia nuclear no Brasil ainda é pouco utilizada em comparação a outros países (Tabela 1) e a outras formas de produção de energia. Ainda há receio em relação aos acidentes que podem ocorrer e a falta de investimentos na área. Por isso, para a ampliação de usinas nucleares no país, são necessários investimentos no setor e formação de profissionais capacitados, ampliando o mercado nacional e tornando o Brasil uma referência mundial.
Figura 1 - Funcionamento dentro da usina nuclear
Fonte : http://pt.wikipedia.org/wiki/Energia_nuclear

Referências bibliográficas:

Perguntas:

1-    O Brasil pode ser considerado um país dominante no setor de produção de energia nuclear?
2-    De que forma o lixo nuclear pode não afetar o meio ambiente e a população que vive ao redor das usinas?
3-    Como é a produção de energia elétrica em usinas nucleares?
4-     De que maneira a implantação de mais usinas nucleares no Brasil seria uma vantagem para o aumento de disponibilidade de energia elétrica?

  Grupo 2 - Turma D

Eduarda Barcelos #9 
Luiza Lemos #28
Marina Alvarez #31 
Vitor Jannotti #39

3 comentários:

  1. Questao2-O lixo nuclear deve ser levado para um local isolado e deve ser colocado em uma capsula de concreto para que não ocorra a contaminação do solo,de alimentos e de seres vivos.Mas existe a possibilidade de haver um vazamento da capsula de concreto.
    Aluno:Gabriel Bottaro nº12

    ResponderExcluir
  2. Heitor Frattari 16 D
    Como as usinas radioativas não dependem de fatores climáticos para seu funcionamento e ainda disponibilizam alta quantidade de combustiveis, a implantação dessas no Brasil aumentaria muito a quantidade de energia elétrica gerada pelo país

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.