sábado, 26 de julho de 2014

Brilho da morte

                           brilho mortal 

  

 No dia 13 de setembro de 1987, começou, em Goiânia, um grande acidente radioativo na área urbana , que atingiu uma parcela da população que teve contato direto com o material radioativo denominado Césio-137.*
Em 1987, o IRG (Instituto Goiano de Radiologia) estava abandonado, e no local havia um aparelho utilizado   para fazer radioterapia, e em seu   interior havia uma cápsula como material Radioativo césio-137. Dois catadores de lixo locais invadiram o Instituto à procura de sucata, e levaram a máquina sem saber que dentro daquele objeto continha um material radioativo.  
  

Imagem dos barris para isolarem os objetos 
    A máquina foi vendida para Devair Ferreira, dono de um ferro velho, que ao desmontá-la, encontrou uma cápsula que continha um pó que no escuro brilhava em cor azulada. Encantado com aquele material, Devair mostrou a descoberta aos seus familiares e conhecidos, que depois de algumas horas expostos á radiação começaram a apresentar sintomas como vômito, diarreia, tontura e lesões do tipo queimaduras na pele.

Homem que foi exposto à radiação 
 http://verdade-messias.blogspot.com.br/2012/09
/cesio-137-de-goiania-25-anos-depois.html
   A esposa de Devair Ferreira foi a primeira a desconfiar que aquele material azul brilhante estava relacionado com o mal-estar que se propagava pela cidade, e levou a peça para a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretária Estadual de Saúde. Após muitas pesquisas foi descoberto que aquilo se tratava de um acidente nuclear, classificado como nível 5 na escala Internacional de Acidentes Nucleares, que vai de 0 a 7.

   As primeiras providências tomadas foram isolar as pessoas, e promove-las e substâncias que eliminariam supostamente a radiação de seus corpos, objetos pessoais também foram isolados em barris que serão abertos somente daqui à 180 anos como mostra a imagem abaixo .
http://verdade-messias.blogspot.com.br/2012/09/cesio-137-de-goiania-25-anos-depois.html


 
  

Cartaz do filme Césio  137- o pesadelo de Goiânia, 1990.
 http://achedownloads.com/filmes/cesio-137-o-pesadelo-de-goiania-vhsrip-rmvb 
 
Filme: 
Em 1990 foi lançado o filme Césio- o pesadelo de Goiania,  dirigido por Roberto Pires, que conta a historia de Vavá e seu amigo (narradores) que juntos encontram, nas ruinas de um hospital de radioterapia,uma peça de chumbo. A peça encontrada trata-se de um material radioativo.


 
Link para assistir ao filme Césio 137 - o pesadelo de Goiânia:  https://www.youtube.com/watch?v=-PUJd5qsU0g=


Perguntas:
1. Como o Césio-137 foi parar nas mãos da população goianence?  
2.  Quais foram os sintomas apresentados pelas pessoas ao serem expostas ao material radioativo Césio-137? 
3. Quais foram as providencias tomadas para que fosse eliminada a radioatividade do corpo daqueles que foram contaminados? 
4.  Qual a característica marcante do material radioativo Césio-137? 


Autores: Alícia Brum (1) Grace Maria (14) João Felipe (17)

5 comentários:

  1. Pergunta número 3: As providências iniciais foram isolar as pessoas e tratá-las com substâncias que eliminariam supostamente a radiação de seus corpos. Além disso, objetos pessoais foram isolados em barris que serão abertos somente em 180 anos. 1°D, Thais Ávila Morato, n°37.

    ResponderExcluir
  2. PERGUNTA NUMERO 1 :
    A população teve acesso ao césio -137 por meio de Devair Ferreira , dono de um ferro velho , que ao desmontar o aparelho utilizado para a radioterapia , que avia comprado de dois catadores de lixo , encontrou a cápsula onde o material radioativo ( césio -137) estava contido .Sua aparência, um pó brilhante , de cor azulada, encantou o dono do ferro velho , que logo mostrou para seus familiares e conhecidos. Pouco tempo depois de expostos á radiação começaram a apresentar sintomas( que propagaram pela cidade ) , relacionados ao material radioativo.
    ALUNA : Samara Mota Cabral , #36

    ResponderExcluir
  3. Pergunta nº4:
    A característica marcante do Césio-137 é o brilho azul-metálico emitido pelo material
    Clarice Filgueiras, nº 8, 1ºD

    ResponderExcluir
  4. 2: Vômito, diarreia, tontura e queimaduras na pele. 1°D, Lucas Garcia, 25.

    ResponderExcluir
  5. Pergunta numero 3 correta
    Corrigido por João Felipe

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.