sábado, 26 de julho de 2014

ESTUDOS BRADIOATIVOS

          Existem, atualmente, vários centros de pesquisas relacionadas à radioatividade e institutos de desenvolvimento da atividade nuclear espalhados pelo país. O órgão federal responsável pelo licenciamento e fiscalização dessas instalações é o CNEN (Comissão Nacional de Energia Nuclear), o qual exerce controle sobre todo o material nuclear, garantindo a segurança da população civil, trabalhadores da área e meio ambiente.

          Esses centros apresentam boa infraestrutura, dispondo de um grande número de laboratórios, equipamentos modernos e profissionais qualificados para utilizá-los. Dessa forma, permite-se a realização de pesquisas que possibilitem o avanço industrial, medicinal e até mesmo da agricultura, proporcionando-nos melhores condições e qualidade de vida.
Laboratório de Becquerel(1896)
http://goo.gl/5cnhXc
   Cada instituto de pesquisa possui diferentes prioridades de estudo, por exemplo, o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), localizado em São Paulo – SP,  destaca-se nas aplicações de radiação isotópica em reatores, no ciclo de combustíveis, na radioproteção e doximetría. Já o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), localizado em Belo Horizonte – MG, tem grande foco na aplicação de radiotraçadores, nos setores industriais, aplicações de raios gama, atenuação de sangue e hemoderivados, inadaição de alimentos, desenvolvimento de combustíveis nucleares, aplicação de técnicas e métodos de suporte, repositórios de rejeitos radioativos, entre outros.
Laboratório do CDTN (2009)
www.cdtn.br
          O estudo da radioatividade requer muitos cuidados e equipamentos de alta tecnologia, por envolver a manipulação de materiais nocivos à saúde.  Em situações rudimentares, tais protocolos e processos de segurança nem sempre podem serexercidos ou executados apropriadamente. Em 1896, no início de suas pesquisas, Henri Becquerel trabalhava em um laboratório cuja escassez de recursos culminou em seu diagnóstico e, posteriormente, morte por câncer. Com a tecnologia, burocracia e protocolos atuais, todos os laboratórios do país trabalham em suas pesquisas de forma segura e a manter a integridade física de seus funcionários, proporcionando-nos uma melhor e mais segura fonte de conhecimento.


1. Qual é a importância da CNEN para o Brasil? Justifique.
2. Qual a importância, para sociedade, dos estudos realizados?
3. Comente sobre a infraestrutura dos centros de pesquisas.
4. Por que são necessários os protocolos de segurança? Qual sua importância? Justifique.



Bibiliografia:

Bernardo Avelar n°5// Gabriel Machado n°13// João Pedro C. n°18// Paulo Roberto n°33

3 comentários:

  1. BRUNA CAMBRAIA, Nº6
    3) Os centros de pesquisa no Brasil apresentam boa infraestrutura, afinal dispõe de muitos laboratórios, equipamentos modernos e profissionais qualificados.

    ResponderExcluir
  2. Pergunta número 2: A importância dos estudos para a sociedade é permitir o avanço medicinal, industrial e da agricultura, assim possibilitando melhor condição e qualidade de vida. Leticia de Meira, número 23.

    ResponderExcluir
  3. RICARDO KOEHNE Nº35
    Os protocolos de segurança,como o próprio nome diz, tem como importância manter a segurança e a integridade física de quem se envolve com matérias radioativos, nocivos a saúde , evitando a contaminação e a exposição à radiação ,que a longo prazo pode causar câncer.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.