sábado, 26 de julho de 2014

A GRANDE DESCOBERTA

Conheça o trabalho de Becquerel e Marie Curie, para descobrir um dos fenômenos mais poderosos e misteriosos do mundo.


          A radioatividade foi descoberta pelo físico francês Antione Henri Becquerel (Ao lado), no século XIX em 1896, ao estudar os Raios X mais afundo.                                

fig1: Foto de Becquerel, séc. XIX.


      
   Após várias tentativas de fazer um material fluorescente emitir Raios X quando exposto ao sol, em um dia nublado, Becquerel guardou uma pedra de urânio sobre uma chapa fotográfica, dentro de uma gaveta. Alguns dias se passaram, e quando o físico retirou o material da gaveta, percebeu que a chapa ficou manchada pela pedra. Então, ele concluiu que a radiação não era um efeito luminoso, mas sim, uma propriedade de alguns materiais.
fig3: Polonesa Marie Curie.
fig2
        
          A nova descoberta causou profundo interesse no casal de cientistas Marie Sklodovska - Pierre Curie, que trabalhavam no laboratório de Becquerel. Eles acabaram descobrindo que a propriedade de emitir os misteriosos raios era comum a todos os compostos que possuíam Urânio, o que evidenciou que o elemento Urânio era responsável pelas emissões.
          Marie Curie foi uma cientista polonesa, que recebeu apenas educação básica em ciências. Casou-se com um cientista francês, Pierre Curie, que, em conjunto estudaram o fenômeno da radioatividade com base nas descobertas de Becquerel. Descobriram dois novos elementos químicos radioativos, o Polônio e o Rádio, o que os levou a ganhar diversos prêmios, inclusive, Marie recebeu dois prêmios Nobel.
                                      
          Até hoje, a radioatividade é um fenômeno muito estudado, que pode trazer muitos riscos, mas também benefícios, como energia, tratamento de Cânceres e outras doenças. Deve-se ter muitos cuidados quando o assunto é Radioatividade. Quando exposta a ela, o corpo pode desenvolver mutações celulares, levando à cânceres. 

fig4



PERGUNTAS:
1. O que Becquerel pesquisava quando, acidentalmente, descobriu a radioatividade?
2. O que acontece nas fases do Urânio?
3. O que o casal de cientistas Marie Sklodovska e Pierre Curie descobriu?
4. Quais são os efeitos da radiação no corpo?



Referências bibliográficas:
fig1: http://goo.gl/uiFC8i
fig2: http://goo.gl/mKWavv
fig3: http://goo.gl/WJzQ2b
fig4: http://goo.gl/ZGPkpr

Componentes do grupo:
Fernando Felicíssimo Piuzana 11
Gustavo Sommer de Faria 15
Matheus Camargos 32

3 comentários:

  1. Questão 2-Um nêutron livre bombardeia o núcleo de um átomo. Logo, o núcleo do átomo captura o nêutron. Posteriormente o átomo se divide em outros menores e mais leves, liberando grande quantidade de energia, que pode ser usada em reatores e bombas nucleares. Bernardo Avelar , 1°D, n°5.

    ResponderExcluir
  2. RESPOSTA: Marie Sklodovska e Pierre Curie descobriram que a propriedade de emitir os misteriosos raios era comum a todos os compostos que possuíam Urânio, o que evidenciou que o elemento Urânio era responsável pelas emissões. Além disso descobriram dois novos elementos químicos radioativos: o Rádio e o Polônio.
    Questão respondida: 3
    Aluno: Paulo Roberto Hoffert Cruz Filho
    Número: 33

    ResponderExcluir
  3. 1. O que Becquerel pesquisava quando, acidentalmente, descobriu a radioatividade?
    Com os estudos de Wilhelm Konrad Roentgen, físico alemão, que descobriu o raio X e a sua capacidade de provocar fluorescência em certos materiais, Becquerel estava tentando fazer um material fluorescente emitir Raios X quando exposto ao sol.
    Gabriel de Paula Machado 13

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.