sábado, 26 de julho de 2014

O TERROR UCRANIANO

por Thais Ávila (37), Clarice Filgueiras (8), Samara Mota (36) e Lucas Garcia (25)- 1°D

O acidente nuclear de Chernobyl ocorreu em 26 de abril de 1986, em uma usina ucraniana que, na época, produzia cerca de 10% da energia elétrica utilizada pela Rússia. Esse incidente é considerado o mais grave desastre nuclear da história, superando o índice de radioatividade (figura 1) das duas bombas lançadas pelos Estados Unidos em Hiroshima e Nagasaki em 100 vezes.




Acesse este link para mais informações sobre a explosão: Quiz - educacao.uol.com.br

Ao realizar um teste de segurança com o Reator 4, com o intuito de observar o comportamento do aparelho ao se utilizar baixos níveis de energia, os responsáveis pela unidade descumpriram regras indispensáveis de segurança. A circulação do sistema hidráulico que controlava a temperatura do reator foi interrompida, e 204 das 211 barras de controle foram removidas. A combinação desses fatores, juntamente com os defeitos do reator, causou o superaquecimento do aparelho, aumentando a pressão deste e gerando uma explosão. Uma nuvem radioativa de iodo-131 (figura 2) e césio-137 (figura 3) foi liberada, e espalhou-se pela Europa, chegando até o Reino Unido.

Morreram, no acidente, 30 dos trabalhadores que estavam na usina, sendo que, nos meses seguintes, vários outros faleceram em decorrência do contato com materiais radioativos. Aproximadamente 600 000 pessoas sofreram as consequências da radiação, e 350 000 foram evacuadas das áreas próximas à Chernobyl. Ainda há uma zona de exclusão de 30 quilômetros de raio em torno da usina, mas não é o suficiente para impedir que ainda nasçam crianças vítimas da deformação causada pela radioatividade. Uma redoma (figura 4), popularmente conhecida como “sarcófago” foi construída no mesmo ano, sendo concluída sete meses após o acontecimento, e, no ano de 2012, iniciou-se a construção de outro, com o objetivo de garantir a segurança da população e evitar a contaminação pelo próximo século.

Acesse este link para ver um infográfico a respeito da contaminação radioativa: Infográfico - veja.abril.com.br

O acidente de Chernobyl, junto de outros desastres radioativos em usinas nucleares pelo planeta, influenciou a opinião pública, que não é mais a favor, ou nem mesmo indiferente, à construção dessas, mas sim as vê como uma possível ameaça à população mundial.

Um filme foi feito sobre o acidente. Para vê-lo, acesse este link. Filme baseado no acidente - megafilmeshd.net

 Para entender mais sobre o acidente, visite Infográfico - noticias.uol.com.br
   
Fontes de onde foram retiradas as imagens:
Essa figura mostra os níveis de ameaça nuclear, sendo o 7 o mais grave. Nesse nível, está o acidente de Chernobyl.
Essas figuras mostram os átomos de iodo-131 e césio-137.
O sarcófago de Chernobyl, reconstruído em 2012, é mostrado nessa figura.

Fontes consultadas para o texto:

PERGUNTAS:
  1. Segundo o texto, quais foram os motivos causadores do acidente?
  2. O que foi feito para garantir a saúde e a segurança das pessoas que residiam no local?
  3. De acordo com o texto, quais são as características e propriedades do césio-137 e iodo-131?
  4. Quais foram as consequências que o acidente promoveu nas pessoas e no ambiente ao redor da usina?

3 comentários:

  1. 1. Ao realizar um teste de segurança com um reator, para observar o comportamento do aparelho ao se utilizar baixos níveis de energia, os responsáveis pela unidade descumpriram regras indispensáveis de segurança. A circulação do sistema hidráulico que controlava a temperatura do reator foi interrompida, e 204 das 211 barras de controle foram removidas. A combinação desses fatores, juntamente com os defeitos do reator, causou o superaquecimento do aparelho, aumentando a pressão do mesmo e gerando uma explosão.
    Respondida por: Fernando Felicíssimo Piuzana / nº 11

    ResponderExcluir
  2. 1-Ao realizar um teste de segurança com o Reator 4, com o intuito de observar o comportamento do aparelho ao se utilizar baixos níveis de energia, os responsáveis pela unidade descumpriram regras indispensáveis de segurança. A circulação do sistema hidráulico que controlava a temperatura do reator foi interrompida. A combinação desses fatores, juntamente com os defeitos do reator, causou o superaquecimento do aparelho, aumentando a pressão deste e gerando uma explosão. Amanda Mesquita (obs: o grupo que era para responder as perguntas, não as tinha, por isso respondi esse)

    ResponderExcluir
  3. Grupo 1
    Questão 2:
    Depois do acidente na usina nuclear de Chernobyl, um aviso foi emitido por caixas de som por toda a cidade de Pripyat para que fosse evacuada. Muitos militares colaboraram para a evacuação do local, e com essa honra, ganharam títulos militares.

    ResponderExcluir

Utilizar o campo comentários para responder às perguntas elaboradas.
Escrever o número da questão que será respondida (cada aluno deve responder uma questão diferente).
Escrever o nome e número de chamada do(a) aluno(a) que está respondendo à questão.